quinta-feira, 4 de setembro de 2014

A Estúpida Atitude do Racismo

Na tarde dessa quarta-feira(03), o Grêmio foi excluído da Copa do Brasil, por questões de racismo da sua torcida organizada "Geral" contra o goleiro Aranha, do Santos, no jogo da semana passada onde o Santos venceu por 2 a 0.

Todo mundo sabe que nosso país é racista e eu não acredito em muitas mudanças. Apesar de o Brasil ter uma grande porcentagem de afrodescendentes em sua população, o racismo é constante, tanto quanto para raça, quanto orientação sexual, entre outras coisas.

Sem dúvida, o principal motivo do racismo no Brasil é a falta de educação. A culpa é dividida entre o governo quê não pune corretamente os indivíduos que cometem esse crime e muitos pais que não educam seus filhos corretamente para viverem na sociedade.

Mas porquê todo esse racismo? O quê motiva um indivíduo a xingar outro chamando-o de "macaco"? Tanto rivalidade ou apenas maldade mesmo já é motivo para humilhar outro ser humano, como qualquer um de nós. Mas o quê se ganha ao cometer tal barbaridade? Não consigo entender a atitude de racistas, acham que são melhores e superiores? Estão bem enganados.

Nada justifica atos de racismo. Nada justifica alguns torcedores do Grêmio gritando "macaco" para Aranha. O esporte não é isso, você deve ir a qualquer competição para torcer e não xingar. Nada de bom é gerado com atitudes dessas, isso não leva a nada. Bob Marley já dizia "Quando a cor da pele for mais importante quê o brilho dos olhos, haverá guerra." O caráter é tão mais importante quê a pele, então para quê descriminar alguém só pela cor, sem na maioria das vezes conhecer a pessoa em si, conhecer seus valores. Porquê isso é tão difícil?

Voltando ao caso do racismo sofrido pelo goleiro Aranha, os torcedores precisam pagar pelo crime que cometeram, não só a menina Patrícia Moreira, pois não se pode jogar toda a culpa em uma pessoa só, todos merecem ser punidos. Mas como ela foi a primeira identificada, a imagem do caso de racismo ficou associada a ela, que claramente é culpada. Nós conhecemos a podridão da justiça brasileira, será que alguma medida será tomada? Não sei não...

Só que existe outra questão por trás disso tudo. A generalização. Agora todo gaúcho virou racista, não presta, entre outras coisas. Inclusive o próprio goleiro Aranha declarou isso. Não me venham com esse papo. Eu sou gaúcho e concordo que muita gente daqui é racista, mas dizer que todo mundo faz parte desse grupo é equivocado. Aliás, o povo gaúcho sempre foi xingado, principalmente por paulistas. Muita gente odeia o Rio Grande do Sul, sempre chamando o gaúcho de "viado" , e pior que isso não se resume apenas a parte da população, mas também por ditos "jornalistas" quê de caráter não tem nada.

Espero que essa punição ao Grêmio sirva de exemplo, não só para torcedores e sim para todo mundo, vamos respeitar o próximo, por um mundo melhor. O racismo deve ser combatido e punido severamente, se não o mundo continuará do jeito que está. Diga não ao preconceito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário